OS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA VISÃO DE J. P. GEE

Autores

  • Marco Antônio Bomfoco SMED/POA
  • Victor de Abreu Azevedo SMED/POA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36411

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos, aprendizagem, domínio semiótico, princípios de aprendizagem.

Resumo

A importância dos jogos para a aprendizagem é reconhecida por autores clássicos da psicologia. Este texto explora a aprendizagem nos jogos eletrônicos a partir da contribuição de James Paul Gee (2004, 2008 e 2009). Para isso, apresenta os conceitos de domínio semiótico e de princípios de aprendizagem desenvolvidos pelo autor. Segundo Gee, há diferentes domínios semióticos que podem se relacionar entre si. No domínio semiótico dos jogos eletrônicos, vários princípios de aprendizagem importantes à vida contemporânea podem ser desenvolvidos. Os jogos eletrônicos, além de apresentarem conteúdo, promovem aprendizagens que podem ser transpostas a outros domínios semióticos. A educação, nos seus diversos âmbitos, pode se beneficiar deste formato cultural.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

BOMFOCO, M. A.; AZEVEDO, V. de A. OS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA VISÃO DE J. P. GEE. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36411. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36411. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos