Sala Virtual de Física: uma alternativa para apoiar e complementar o ensino presencial de Física

Autores

  • Eduardo Mendes Centro de Ensino Vinicius de Moraes, Natal, MA, Brasil Centro de Ensino Rio Grande do Norte, Natal, MA, Brasil
  • Márcia Cristina Moraes 3Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36402

Palavras-chave:

Sala Virtual de Física, Web 2.0, Objetos de Aprendizagem, Simulações

Resumo

Este trabalho apresenta a construção de uma Sala Virtual de Física, que é uma alternativa de baixo custo a um Ambiente Virtual de Aprendizagem, para apoiar e complementar o ensino presencial de Física sobre o assunto Movimento Periódico - Oscilações. Tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel e os princípios da aprendizagem colaborativa, a Sala Virtual utiliza ferramentas baseadas em plataformas Web 2.0 e Objetos de Aprendizagem (com
foco em simulações de Física) disponíveis gratuitamente na Internet. Acreditamos que esta iniciativa possa servir de exemplo para professores, em especial de Física, que queiram desenvolver ambientes virtuais alternativos similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-07

Como Citar

MENDES, E.; MORAES, M. C. Sala Virtual de Física: uma alternativa para apoiar e complementar o ensino presencial de Física. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.36402. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36402. Acesso em: 5 dez. 2022.