Validação de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem baseada em uma visão Taxonômica

Autores

  • Bárbara Gorziza Ávila Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS - Brasil
  • Érico Marcelo Hoff do Amaral Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS - Brasil Engenharia de Computação – Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Bagé, RS - Brasil
  • Thaísa Jacintho Müller Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS - Brasil Departamento de Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre, RS – Brasil Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – São Leopoldo, RS - Brasil
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36396

Palavras-chave:

Laboratórios Virtuais de Aprendizagem. Taxonomia para a avaliação de LVAs. Interatividade

Resumo

Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVAs) são uma opção muito favorável para o desenvolvimento de atividades práticas sem a necessidade de utilização dos espaços da Instituição de Ensino. Entretanto, para que o seu uso seja difundido entre os docentes, é necessário que estes desenvolvam competências necessárias ao reconhecimento das ferramentas
adequadas à sua prática pedagógica. Para tanto, este estudo baseia-se em
uma taxonomia desenvolvida para a avaliação de LVAs no que se refere à sua estrutura e nível de interatividade. Com o intuito de validar a taxonomia,
solicitou-se a um grupo de professores a avaliação de laboratórios utilizados
em sua prática pedagógica, a qual demonstrou a eficácia do processo.

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Publicado

2013-01-07

Como Citar

ÁVILA, B. G.; AMARAL, Érico M. H. do; MÜLLER, T. J.; TAROUCO, L. M. R. Validação de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem baseada em uma visão Taxonômica. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.36396. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36396. Acesso em: 7 dez. 2022.