Objetos de Aprendizagem no Apoio à Aprendizagem de Engenharia: Explorando a Motivação Extrínseca

Autores

  • Alberto Bastos do Canto Filho PGIE – UFRGS
  • Luiz Fernando Ferreira UFRGS
  • Magda Bercht PGIE / UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PGIE/ UFRGS
  • José Valdeni de Lima PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36390

Palavras-chave:

motivação, objeto de aprendizagem, dimensão afetiva.

Resumo

Este artigo propõe um método de apoio à aprendizagem que utiliza Objetos de Aprendizagem para melhorar o rendimento de estudantes de engenharia. A proposta explora os recursos tecnológicos para automatizar práticas que, embora viáveis em aulas particulares, são impraticáveis no contexto típico de cursos de engenharia: aulas expositivas ministradas para turmas com um grande número de alunos. É dada ênfase ao domínio afetivo, explorando-se a motivação extrínseca dos estudantes para modificar seus hábitos de estudo. Apresenta-se também um estudo de caso, comparando o método
proposto com o método de ensino e aprendizagem tipicamente utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

FILHO, A. B. do C.; FERREIRA, L. F.; BERCHT, M.; TAROUCO, L. M. R.; LIMA, J. V. de. Objetos de Aprendizagem no Apoio à Aprendizagem de Engenharia: Explorando a Motivação Extrínseca. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36390. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36390. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos