Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância

Autores

  • Cláudio Rodrigues da Cunha UFRGS
  • Sérgio Roberto Kieling Franco UFRGS
  • Magda Bercht UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36385

Palavras-chave:

Atributos afetivos. graduação a distância. formação de professores

Resumo

Apresentam-se os principais atributos afetivos dos docentes em graduações a distância a partir de pesquisa de campo em universidades do Rio Grande do Sul, associadas a experiências em psicoterapia de grupos desenvolvidas por Irving Yalom, mantendo as discussões num âmbito interdisciplinar. Buscou-se a classificação e a identificação dos atributos afetivos, como organização, comunicabilidade e dedicação, visando sistematizar uma formação afetiva dos professores. Os resultados obtidos mostram a possibilidade do desenvolvimento de novas estratégias relacionais e instrumentos didáticos na formação e acompanhamento dos docentes naquela modalidade de ensino.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

DA CUNHA, C. R.; KIELING FRANCO, S. R.; BERCHT, M. Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36385. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36385. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos