Da implantação à implementação de ambientes virtuais tridimensionais: caminhos em construção

Autores

  • Elizabeth M. Rocha Educação a Distância – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Caixa Postal 322 – CEP: 79.825-070 – Dourados – MS – Brasil
  • Luana O. Elias Educação a Distância – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Caixa Postal 322 – CEP: 79.825-070 – Dourados – MS – Brasil
  • Marcos K. Obara Educação a Distância – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Caixa Postal 322 – CEP: 79.825-070 – Dourados – MS – Brasil
  • Marcelo Y. Hasegawa Educação a Distância – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Caixa Postal 322 – CEP: 79.825-070 – Dourados – MS – Brasil
  • Leonardo A. Neto Educação a Distância – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Caixa Postal 322 – CEP: 79.825-070 – Dourados – MS – Brasil
  • Fabio Henrique N. Abe Educação a Distância – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Caixa Postal 322 – CEP: 79.825-070 – Dourados – MS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36153

Resumo

Este artigo mostra as principais dificuldades computacionais que limitam a incorporação de Ambientes Virtuais Tridimensionais (AVA 3D) no componente educacional. O projeto utiliza a proposta open-source para o desenvolvimento de ambiente 3D, a partir do OpenSimulator. Conclui-se que a limitação computacional, embora complexa, pode ser superada e os quatro experimentos realizados decorrentes do projeto AVA 3D mostram que o espaço virtual tridimensional pode se aplicar com êxito à proposta acadêmica de cursos a distância, uma vez que os acadêmicos que estudam pela Web acessam naturalmente suas salas virtuais, no caso deste projeto, o Moodle.

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Publicado

2012-12-04

Como Citar

M. ROCHA, E.; O. ELIAS, L.; K. OBARA, M.; Y. HASEGAWA, M.; A. NETO, L.; HENRIQUE N. ABE, F. Da implantação à implementação de ambientes virtuais tridimensionais: caminhos em construção. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36153. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36153. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Workshop Ambientes Imersivos para Educação