Da implantação à implementação de ambientes virtuais tridimensionais: caminhos em construção
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36153Resumo
Este artigo mostra as principais dificuldades computacionais que limitam a incorporação de Ambientes Virtuais Tridimensionais (AVA 3D) no componente educacional. O projeto utiliza a proposta open-source para o desenvolvimento de ambiente 3D, a partir do OpenSimulator. Conclui-se que a limitação computacional, embora complexa, pode ser superada e os quatro experimentos realizados decorrentes do projeto AVA 3D mostram que o espaço virtual tridimensional pode se aplicar com êxito à proposta acadêmica de cursos a distância, uma vez que os acadêmicos que estudam pela Web acessam naturalmente suas salas virtuais, no caso deste projeto, o Moodle.Downloads
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Publicado
2012-12-04
Como Citar
M. ROCHA, E.; O. ELIAS, L.; K. OBARA, M.; Y. HASEGAWA, M.; A. NETO, L.; HENRIQUE N. ABE, F. Da implantação à implementação de ambientes virtuais tridimensionais: caminhos em construção. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36153. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36153. Acesso em: 30 maio. 2023.
Edição
Seção
Workshop Ambientes Imersivos para Educação
Licença
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