O ENSINO DE NANOCIÊNCIAS POR MEIO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Anderson Luis Ellwanger Centro Universitário Franciscano
  • Jussane Rossato Centro Universitário Franciscano
  • Mateus Granada Centro Universitário Franciscano
  • Valéria I. Bortoluzzi Centro Universitário Franciscano
  • Solange Binotto Fagan Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30884

Palavras-chave:

transposição didática, multidisciplinar, conteúdos digitais.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos resultados de transposições didáticas relacionadas com tópicos de Nanociências, desenvolvidos por alunos do Mestrado Profissionalizante
em Ensino de Física e Matemática, alocado no Centro Universitário Fraciscano (UNIFRA). Os produtos educacionais foram avaliados por docentes da área e seguiram a proposta metodológica do projeto MAIS Unifra, que vislumbra a inter-relação entre áreas do conhecimento e a não linearidade de sua construção. Os conteúdos abordados estão relacionados com conceitos básicos usados em Nanociências e propriedades
ópticas em nanoescala. Os produtos educacionais foram organizados de forma a contemplarem demonstrações computacionais, animações, vídeos e hipertextos. Ao final dos conteúdos há atividades que podem ser desenvolvidas pelos usuários e também sugestões para a sua aplicação em sala de aula presencial ou a distância. Atualmente, a equipe continua trabalhando na construção de unidades didáticas e na produção de objetos pedagógicos relacionados a conteúdos associados às Nanociências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

ELLWANGER, A. L.; ROSSATO, J.; GRANADA, M.; BORTOLUZZI, V. I.; FAGAN, S. B. O ENSINO DE NANOCIÊNCIAS POR MEIO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30884. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30884. Acesso em: 5 jul. 2022.