Blocos Provocadores de Diálogo e Interação em Textos-base para Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30880Palavras-chave:
texto-base, material didático, mapa conceitual, educação a distância onlineResumo
Apresenta-se, neste trabalho, o uso de um texto-base no contexto de um curso de Educação a Distância Online. No texto-base foram usados blocos provocadores de diálogo e interação. Os alunos das quatro turmas da disciplina Tópicos Especiais em Sistemas de Informação do curso de sistemas de informação (UAB/UFAL) usaram o texto-base com os blocos provocadores de diálogo e interação para estudar e realizar as atividades de cada unidade dessa disciplina. Objetivando verificar a compreensão dos alunos foram utilizados mapas conceituais. Os resultados foram positivos, todos os alunos gostaram, argumentando que o texto-base tinha aparência de conversação e que propiciava a participação deles. No final, 93,55% dos alunos foram aprovados nas quatro turmas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-20
Como Citar
DOMÍNGUEZ, A. H.; OLIVEIRA SOUZA, A. C. Blocos Provocadores de Diálogo e Interação em Textos-base para Educação a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30880. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30880. Acesso em: 29 mar. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).