Perspectivas Metodológicas de Ensino no Ciberespaço: O Caso dos Seminários Virtuais no CEAD/UFOP

Autores

  • Wellington Tavares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Mirian Assumpção e Lima Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Helton Cristian de Paula Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30856

Palavras-chave:

ciberespaço, inteligência coletiva, ensino a distância, avaliação virtual.

Resumo

Este estudo apresenta alguns conceitos contemporâneos, tais como
ciberespaço e inteligência coletiva, que emergiram das transformações por que passaram as tecnologias da informação e comunicação. Tais transformações possibilitaram a apropriação de novos espaços de interação para os atores envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem: alunos, tutores e professores. Para melhor esclarecimento dos conceitos, este estudo objetiva analisar um caso que conta com dois fatos estritamente relacionados: uma pesquisa de expectativas a respeito de uma disciplina e, em decorrência desta, o desenvolvimento de uma diferente metodologia de
avaliação virtual. Por fim, elabora-se uma discussão acerca da nova metodologia desenvolvida, além de análises sobre os processos e a avaliação dos aprendizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

TAVARES, W.; E LIMA, M. A.; DE PAULA, H. C. Perspectivas Metodológicas de Ensino no Ciberespaço: O Caso dos Seminários Virtuais no CEAD/UFOP. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30856. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30856. Acesso em: 5 jul. 2022.