Khan Academy: Uma Abordagem da Escola Construtivista ou o Uso de Novas Ferramentas na Abordagem da Escola Tradicional da Educação?

Autores

  • Wellington Tavares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Helton Cristian de Paula Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Mirian Assumpção e Lima Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Francisco Vidal Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30852

Palavras-chave:

abordagem construtivista, abordagem tradicional, Khan Academy.

Resumo

Este trabalho utiliza como arcabouço conceitual as abordagens da escola
tradicional e construtivista para analisar um fenômeno próprio dos nossos tempos: o uso da internet e de novas tecnologias no processo de educação. Para desenvolver a pesquisa foi delimitado o conceito da abordagem tradicional e construtivista, e foi analisado o caso da Khan Academy. Este projeto, segundo seu fundador, Salman Khan, visa oferecer
ensino de classe mundial, gratuito, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, ele disponibiliza gratuitamente pela internet vídeos gravados que servem como ferramenta de ensino e aprendizagem. Analisando esta iniciativa através da abordagem tradicional e construtivista, percebe-se que ao contrário da impressão inicial, muitas características da abordagem tradicional estão presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

TAVARES, W.; DE PAULA, H. C.; E LIMA, M. A.; BARBOSA, F. V. Khan Academy: Uma Abordagem da Escola Construtivista ou o Uso de Novas Ferramentas na Abordagem da Escola Tradicional da Educação?. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30852. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30852. Acesso em: 28 mar. 2024.