A [re] significação da formação e da prática docente tendo as tecnologias como ferramentas na mediação pedagógica

Autores

  • Valmir da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Elvio de Carvalho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Adriana Moreira da Rocha Maciel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30817

Palavras-chave:

Formação docente. Educação Básica. Tecnologias aplicadas a educação.

Resumo

Nosso objetivo é compreender a apropriação das tecnologias na formação docente e na mediação pedagógica da prática do professor no contexto da Escola Básica. Sendo decorrente de pesquisa bibliográfica, fizemos uma incursão pelas políticas públicas para a expansão do ensino superior que visam prioritariamente a formação de profissionais nas licenciaturas do Ensino Básico: (EaD), Educação a Distância, (REUNI) Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, (UAB) Universidade Aberta do Brasil. Destacando a partir dessas, aspectos acerca do compromisso que a instituição acadêmica e escolar assumem
com a formação e a construção do conhecimento tendo as tecnologias como paradigma frente às necessidades educacionais da sociedade. O estudo indica que a inserção das
tecnologias nas atividades acadêmicas e escolares é significativa para estimular o potencial formativo educativo do aluno. Conclui-se, no entanto, que o êxito nessa empreitada depende necessariamente da correlação estratégica entre tecnologia e educação, ambas comprometidas com o processo do ensino-aprendizagem do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

DA SILVA, V.; DE CARVALHO, E.; DA ROCHA MACIEL, A. M. A [re] significação da formação e da prática docente tendo as tecnologias como ferramentas na mediação pedagógica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30817. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30817. Acesso em: 28 mar. 2024.