Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por Tecnologias Digitais

Autores

  • Aline Silva De Bona UFRGS
  • Patrícia Behling Schäfer UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25168

Palavras-chave:

Cooperação, Aprendizagem, Matemática, Espaço Digital

Resumo

O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio  de  um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital  denominado  Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, em que desenvolvem estratégias e resoluções para desafios matemáticos. Os resultados do trabalho  apontam para benefícios de processos cooperativos desencadeados no ambiente digital para a aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

BONA, A. S. D.; SCHÄFER, P. B.; FAGUNDES, L. da C.; BASSO, M. V. de A. Cooperação na Complexidade: Possibilidades de Aprendizagem Matemática suportadas por Tecnologias Digitais. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25168. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25168. Acesso em: 3 jul. 2022.