A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática

Autores

  • Aline Silva De Bona UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25163

Palavras-chave:

Espaço de Aprendizagem Digital, Cooperação, Colaboração, Aprender a Aprender Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

Nesse trabalho apresentamos  os resultados parciais da pesquisa-ação de doutorado na qual conceituamos espaço de aprendizagem digital para a matemática valendo-se de elementos fundamentais para a aprendizagem como a cooperação e a colaboração no processo de cada estudante e do grupo ao qual o estudante pertence. A pesquisa está ancorada na Epistemologia Genética e nos Estudos Sociológicos de Piaget e nos conceitos freireanos de autonomia e diálogo e espaço virtual de Peters. O texto aborda as questões envolvendo a necessidade de se aprender a aprender matemática e a necessidade de se contextualizar de forma interdisciplinar a matemática nas tecnologias digitais. A cooperação e a colaboração presentes no espaço de aprendizagem digital da matemática, apontadas pelos estudantes do IFRS – Campus Osório em 2011, evidenciam que aprender a aprender matemática é importante, cotidiano e divertido e que a matemática está presente em todo o lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

BONA, A. S. D.; BASSO, M. V. de A.; FAGUNDES, L. da C. A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25163. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25163. Acesso em: 29 mar. 2024.