O USO PEDAGÓGICO DA TÉCNICA CINEMAGRAPHS PARA A CONSTRUÇÃO DE FANFICTIONS

Autores

  • Patrícia da Silva Campelo Costa UFRGS
  • Anelise Jantsch UFRGS
  • Patrícia Fantinel UFRGS
  • Maria Cristina Villanova Biazus UFRGS
  • Eliseo Berni Reategui UFRGS
  • José Valdeni Lima UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25157

Palavras-chave:

cinemagraphs, fanfiction, imagem

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca das possibilidades de uso pedagógico de uma nova técnica de edição de imagens (cinemagraphs) na construção de narrativas visuais em contexto escolar. Tal técnica pode ser uma aliada no processo de elaboração de histórias conhecidas como fanfictions, nas quais novas tramas são criadas a partir de elementos culturais já reconhecidos na mídia. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de lidar com a imagem em suas mais diversas formas, procura-se neste estudo relacionar a técnica cinemagraphs com o processo composicional de fanfictions, de modo a discutir como diferentes linguagens podem ser trabalhadas em sala de aula. Espera-se com isso ampliar as possibilidades de aplicação pedagógica em áreas multidisciplinares, de modo que a tecnologia propicie a inclusão de diversas linguagens no processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

COSTA, P. da S. C.; JANTSCH, A.; FANTINEL, P.; BIAZUS, M. C. V.; REATEGUI, E. B.; LIMA, J. V. O USO PEDAGÓGICO DA TÉCNICA CINEMAGRAPHS PARA A CONSTRUÇÃO DE FANFICTIONS. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25157. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25157. Acesso em: 7 jul. 2022.