DIVERSIFICANDO O ENSINO DE GEOMETRIA COM APOIO DE ORIGAMIS: Uma proposta metodológica para 7ª série do ensino fundamental

Autores

  • Graziele Rancan PUCRS
  • Lucia Maria Martins Giraffa PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25147

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Geometria Plana e Espacial, Origami, Blogs, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma proposta metodológica para diversificar o ensino de Geometria Plana e Espacial, na 7ª série do Ensino Fundamental, com base no uso da técnica de dobradura de papeis (Origami) e o uso de um Blog como elemento de extensão às atividades presenciais. A proposta metodológica se fundamenta na criação de atividades utilizando materiais concretos e atividades complementares disponibilizadas no Blog, apresentando uma abordagem diversa da tradicional, na qual se propõem o estudo de elementos do espaço bidimensional a partir da observação do espaço tridimensional. Os resultados obtidos com esta investigação indicaram que a criação de propostas metodológicas que incluam os recursos de comunicação utilizados por esta geração digital, associados a materiais concretos, facilitam o entendimento e o estudo dos alunos, além de auxiliarem na  e aproximarem a melhorar a comunicação da turma entre si e com o professor.    A investigação foi  desenvolvida na dissertação de mestrado da primeira autora e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS (Porto Alegre, Brasil).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

RANCAN, G.; GIRAFFA, L. M. M. DIVERSIFICANDO O ENSINO DE GEOMETRIA COM APOIO DE ORIGAMIS: Uma proposta metodológica para 7ª série do ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25147. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25147. Acesso em: 29 mar. 2024.