Especificação de uma ontologia de convergência entre a formação e atuação dos professores do Sistema e-TEC

Autores

  • Beatriz Wilges UFSC
  • Juliana Leonardi UFSC
  • Araci Hack Catapan UFSC
  • Silvia Modesto Nassar UFSC
  • Rogério Cid Bastos UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25143

Palavras-chave:

Ontologia, formação de professores, atuação no ensino

Resumo

Nesta pesquisa analisam-se os dados cadastrais do curso de formação dos professores que atuam no ensino técnico profissionalizante do Sistema e-TEC Brasil. A proposta é construir uma ontologia capaz de responder a questões sobre a convergência entre a formação e a atuação dos professores. Para isso, implementou-se um sistema de apoio à formação continuada que responde a questões específicas sobre a necessidade ou não de oferecer cursos de aprimoramento dentro de um projeto de capacitação e formação continuada para uma atuação mais adequada  e alinhada aos atuais projetos pedagógicos da área de atuação de cada professor. Neste trabalho são relatadas as análises e os detalhes da modelagem da ontologia, bem como o sistema de apoio à formação continuada proposto. Os resultados preliminares têm apontado eficientemente as áreas que devem ter uma atenção e monitoramento mais adequado para a construção de um curso EaD que atenda as demandas do mercado.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

WILGES, B.; LEONARDI, J.; CATAPAN, A. H.; NASSAR, S. M.; BASTOS, R. C. Especificação de uma ontologia de convergência entre a formação e atuação dos professores do Sistema e-TEC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25143. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25143. Acesso em: 18 abr. 2024.