Educadores em segundo plano: contribuições para a história da docência a distância no Brasil

Autores

  • Jaciara de Sá Carvalho USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25142

Palavras-chave:

educação a distância, história da educação, tutor, docência, ensino superior

Resumo

O estudo de 35 artigos publicados em um período de cinco anos na Revista Tecnologia Educacional, uma das pioneiras nesta temática, permite reflexões a respeito da história da profissão docente no Ensino Superior a distância. A análise revela que houve preocupação política e econômica em estimular e regulamentar este ensino, mas não em formar educadores para atuarem na modalidade a distância. Mapeando-se os autores dos artigos, assim como seus relatos de experiência, verificou-se, ainda, que haveria separação entre quem “pensa” e quem “está à frente” do processo educativo, o chamado tutor, ou seja, o educador a distância

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

CARVALHO, J. de S. Educadores em segundo plano: contribuições para a história da docência a distância no Brasil. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25142. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25142. Acesso em: 30 jan. 2023.