Política de Formação de Professores no Brasil: alcance das ações por meio da educação a distância.

Autores

  • Rosely Zen Cerny UFSC
  • Sabrina Botelho Kons UFSC
  • Karina Bernardes de Oliveira e Silva UDESC
  • Graziela Gomes Stein Teixeira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25132

Palavras-chave:

formação de professores – educação a distância – ensino superior

Resumo

O estudo apresenta um panorama da formação de professores realizada por meio da educação a distância (EaD), procurando evidenciar que esta modalidade de ensino tem sido utilizada de forma prioritária para dar conta da histórica necessidade de formação de professores no Brasil. As universidades públicas são chamadas para, num curto período de tempo, formar um grande número de professores.  Neste artigo trazemos um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo acompanhar e avaliar a política de formação de professores realizada por meio da EaD, pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada  neste artigo é resultado de uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa e quantitativa.  O processo de mapeamento dos dados sobre a formação de professores realizada na modalidade a distância evidenciou a discrepância das informações entre as instituições públicas de ensino superior (IPES) e UAB. Os dados  demonstram que as universidades federais responderam fortemente  à política governamental, com uma oferta expressiva de cursos de licenciatura nas diferentes regiões do país,  mas que,  no entanto, a oferta dos cursos não corresponde  ainda às reais necessidades de formação de professores apontadas pelas estatísticas oficiais.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

CERNY, R. Z.; KONS, S. B.; SILVA, K. B. de O. e; TEIXEIRA, G. G. S. Política de Formação de Professores no Brasil: alcance das ações por meio da educação a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25132. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25132. Acesso em: 28 mar. 2024.