Recursos digitais e não-digitais na aprendizagem do conceito de medida

Autores

  • Elisa Friedrich Martins UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25124

Palavras-chave:

medida, objeto digital de aprendizagem, ensino de matemática, materiais manipulativos

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta elaborada e implementada que discute o conceito de medida e faz uso integrado de materiais manipulativos digitais e não-digitais. As atividades realizadas com os alunos são descritas e os resultados analisados com base na teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. O desenvolvimento da proposta mostra que o uso de materiais diversificados proporciona que os alunos, utilizando estratégias e recursos distintos, vivenciem as mesmas experiências. Além disso, a proposta mostrou-se consistente, apresentando contribuição para a aprendizagem dos alunos e o envolvimento dos mesmos nas atividades.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

MARTINS, E. F. Recursos digitais e não-digitais na aprendizagem do conceito de medida. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25124. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25124. Acesso em: 4 jul. 2022.