APLICAÇÕES EDUCACIONAIS ATRAVÉS DO MAPA CONCEITUAL: INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO COM O TEMA SEXUALIDADE

Autores

  • Suélly Lima dos Santos IFF
  • Marco Antonio Gomes Teixeira da Silva IFF
  • Suzana da Hora Macedo IFF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25119

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, sexualidade, mapa conceitual, diversidade, eixo transversal

Resumo

A sexualidade é um dos pontos de discussões dentro do espaço educativo, pois percebe-se que a escola ainda não aborda esse tema de forma interdisciplinar. O papel da escola tem a função social de propagar o conhecimento formal e científico, principalmente quando é adotado em sala de aula, os professores buscam maneiras para minimizar o constrangimento por parte dos alunos. Diante alguns questionamentos dos discentes os professores encontram-se despreparados para lidar com o eixo em questão dentro da sala de aula e não sabem como agir frente a algumas manifestações. Assim este artigo pretende apresentar de que forma um dos eixos transversais, a sexualidade, vem sendo tratada no espaço educativo nas primeiras séries do ensino médio. A metodologia utilizada foi numa escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes  – RJ, aplicando o eixo transversal em todas as disciplinas do curso. O artigo tem como objetivo promover conscientização e participação efetiva do público-alvo, quanto às discussões a respeito da sexualidade e suas conseqüências em sala de aula. Como resultado deste trabalho a interdisciplinaridade se traduz, na prática de mapas conceituais, por um trabalho coletivo e solidário na organização da instituição de ensino e por outro lado as representações sociais.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

SANTOS, S. L. dos; SILVA, M. A. G. T. da; MACEDO, S. da H. APLICAÇÕES EDUCACIONAIS ATRAVÉS DO MAPA CONCEITUAL: INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO COM O TEMA SEXUALIDADE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25119. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25119. Acesso em: 28 mar. 2024.