APLICAÇÕES EDUCACIONAIS ATRAVÉS DO MAPA CONCEITUAL: INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO COM O TEMA SEXUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.25119Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, sexualidade, mapa conceitual, diversidade, eixo transversalResumo
A sexualidade é um dos pontos de discussões dentro do espaço educativo, pois percebe-se que a escola ainda não aborda esse tema de forma interdisciplinar. O papel da escola tem a função social de propagar o conhecimento formal e científico, principalmente quando é adotado em sala de aula, os professores buscam maneiras para minimizar o constrangimento por parte dos alunos. Diante alguns questionamentos dos discentes os professores encontram-se despreparados para lidar com o eixo em questão dentro da sala de aula e não sabem como agir frente a algumas manifestações. Assim este artigo pretende apresentar de que forma um dos eixos transversais, a sexualidade, vem sendo tratada no espaço educativo nas primeiras séries do ensino médio. A metodologia utilizada foi numa escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes – RJ, aplicando o eixo transversal em todas as disciplinas do curso. O artigo tem como objetivo promover conscientização e participação efetiva do público-alvo, quanto às discussões a respeito da sexualidade e suas conseqüências em sala de aula. Como resultado deste trabalho a interdisciplinaridade se traduz, na prática de mapas conceituais, por um trabalho coletivo e solidário na organização da instituição de ensino e por outro lado as representações sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-28
Como Citar
SANTOS, S. L. dos; SILVA, M. A. G. T. da; MACEDO, S. da H. APLICAÇÕES EDUCACIONAIS ATRAVÉS DO MAPA CONCEITUAL: INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO COM O TEMA SEXUALIDADE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25119. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25119. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).