Cooperação: uma alavanca no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância

Autores

  • Silvana Corbellini

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25109

Palavras-chave:

Educação a Distância, Piaget, Cooperaçã

Resumo

O presente artigo reflete a partir de uma prática docente em educação a distância sobre a necessidade de incorporar o conceito de cooperação na área da educação a distância. Este trabalho parte da questão-problema de como o docente pode incorporar a cooperação na educação a distância? Dentro desta perspectiva, este estudo objetiva investigar como a cooperação pode ser incrementada nos ambientes virtuais de aprendizagem e quais as implicações para esta prática. A autora traça um panorama geral da teoria piagetiana e especificamente sobre  a cooperação nesta teoria, estabelecendo um paralelo com a prática vivenciada e destacando a importância de se trabalhar de forma cooperativa nos ambientes virtuais de aprendizagem. Através destes estudos, salienta a importância de se fomentar trabalhos em grupos e espaços propícios para que a cooperação faça parte do cotidiano desta práxis. Considera que a cooperação é uma alavanca no processo de ensino-aprendizagem, promovendo novos sujeitos, mais ativos frente à construção do seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

CORBELLINI, S. Cooperação: uma alavanca no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25109. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25109. Acesso em: 28 mar. 2024.