Ambientes virtuais de aprendizagem na modalidade 1:1: um estudo de caso sobre o AMADIS na Fase I do Programa UCA

Autores

  • Juliano Bittencourt OLPC/LEC/UFRGS
  • Silvia de Oliveira Kist OLPC/LEC/UFRGS
  • Decio Tatizana LEC/UFRGS
  • Patrícia Behling Schäfer PPGIE/LEC/UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes PPGIE/PPGPSI/LEC/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25078

Palavras-chave:

AMADIS, ambiente virtual de aprendizagem, Programa UCA

Resumo

A presente investigação busca examinar os impactos da utilização do ambiente virtual de aprendizagem AMADIS sobre as práticas de alunos e professores imersos na modalidade 1:1, proporcionada pela participação na Fase I do programa federal Um Computador por Aluno. A fim de compreender as contribuições do uso do ambiente para a dinâmica de transformação da escola, o trabalho constitui-se em um estudo de caso incorporado com três principais unidades de análise: implicações no processo de alfabetização, escrita e conceituação e uso disparador de construções cooperativas. As conclusões apontam para a contribuição do ambiente ao desenvolvimento de práticas de letramento e construção cooperativa do grupo, bem como para a possibilidade de registro de interações que ultrapassam o espaço escolar tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

BITTENCOURT, J.; KIST, S. de O.; TATIZANA, D.; SCHÄFER, P. B.; FAGUNDES, L. da C. Ambientes virtuais de aprendizagem na modalidade 1:1: um estudo de caso sobre o AMADIS na Fase I do Programa UCA. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25078. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25078. Acesso em: 31 jan. 2023.