A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: motivações e interesses dos alunos.

Autores

  • Ana Luisa Mülbert Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ariane Girondi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alice Cybis Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21972

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem, educação a distância, aprendizagem, motivação.

Resumo

A interação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) é fenômeno de substancial importância para o sucesso de programas de ensino a distância. Neste artigo, discutimos sobre as motivações de alunos para interagir por meio de AVAs. A partir dos diálogos desenvolvidos pelos alunos, foram categorizados os seguintes motivos e interesses: (a) dúvidas operacionais, de conteúdo e de avaliação, (b) iniciativas para a colaboração, (c) desejo de afiliação ao grupo, (d) manifestações de afetividade, (e) negociação e conflitos e (f) desejo de privacidade e não supervisão. Os dados coletados correspondem aos diálogos desenvolvidos entre alunos e professores, em um curso superior a distância, submetidos à análise de seu conteúdo em uma abordagem interpretativista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

MÜLBERT, A. L.; GIRONDI, A.; PEREIRA, A. C.; NAKAYAMA, M. A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: motivações e interesses dos alunos. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21972. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21972. Acesso em: 1 jul. 2022.