Uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional no ensino presencial e à distância

Autores

  • Eduardo Schneider UFRGS
  • Leonardo Piccoli Centro Nacional de Supercomputação/CESUP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS Av. Osvaldo Aranha, 99 CEP 90035-190, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21968

Palavras-chave:

realidade aumentada, tecnologias educacionais, educação à distância, vídeo educacional.

Resumo

Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

SCHNEIDER, E.; PICCOLI, L. Uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional no ensino presencial e à distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21968. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21968. Acesso em: 3 jul. 2022.