Ensino e Aprendizagem de Eletromagnetismo usando Recursos de Realidade Aumentada

Autores

  • Raryel Costa Souza DMC - UNIFEI
  • Claudio Kirner DMC - UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21964

Palavras-chave:

tecnologias de ensino e aprendizagem, eletromagnetismo, realidade aumentada, experimento oersted, circuitos elétricos.

Resumo

O ensino e aprendizagem de alguns conceitos de eletromagnetismo, por serem relativamente abstratos, necessitam de meios que ofereçam mais clareza ao aluno. O desenho ou projeção de figuras estáticas e em perspectiva no quadro-negro ou em tela tem sido a forma mais tradicional de ensino desse tópico, mas com os avanços da computação e o barateamento dos computadores surgiram soluções alternativas que fazem uso de realidade virtual e realidade aumentada. Pelo que se tem avaliado, essas alternativas se mostram como grandes auxiliadores do processo de aprendizagem e transformam o que antes era algo apenas imaginado, a partir de um desenho no quadro ou na tela, em algo tangível, prático e acessível à experimentação pessoal do aluno. Nesse trabalho, apresenta-se uma aplicação de realidade aumentada para auxiliar no ensino e aprendizagem de alguns conceitos básicos de eletromagnetismo. O aluno pode fazer experimentos com um circuito elétrico tal como se estivesse em um mini laboratório e ainda tem a opção de ser instruído por um tutor em áudio que explica os efeitos da interação sobre o circuito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

SOUZA, R. C.; KIRNER, C. Ensino e Aprendizagem de Eletromagnetismo usando Recursos de Realidade Aumentada. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21964. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21964. Acesso em: 29 mar. 2024.