Ciberinfância: um desafio para os planejamentos pedagógicos

Autores

  • Ms. Caroline Bohrer do Amaral UFRGS
  • Drª. Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Drª. Leni Vieira Dornelles UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21918

Palavras-chave:

ciberinfância, artefatos tecnológicos digitais, planejamento, professores.

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa sobre planejamentos com artefatos tecnológicos digitais para a prática pedagógica com a ciberinfância, sob a perspectiva dos Estudos Culturais. Realizou-se cursos de extensão para educadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para investigar sobre o que eles pensam sobre a ciberinfância e como podem criar práticas pedagógicas que envolvam artefatos tecnológicos digitais. Também realizou-se um levantamento de sites voltados ao público infantil e verificou-se como os infantis podem ser constituídos pelos jogos e sites. Esse levantamento e a investigação com os professores possibilitou o desenvolvimento de hipóteses acerca do desafio docente de educar na contemporaneidade.

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Publicado

2011-07-28

Como Citar

DO AMARAL, M. C. B.; BEHAR, D. P. A.; DORNELLES, D. L. V. Ciberinfância: um desafio para os planejamentos pedagógicos. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21918. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21918. Acesso em: 7 jul. 2022.