EVIDENCIANDO PROCESSOS METACOGNITIVOS EM ADA/AVA

Autores

  • Simone Hack da Silva Koch Universidade Feevale
  • Liliana Passerino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21916

Palavras-chave:

aprendizagem, metacognição, ADA/AVA, auto-regulação, mediação.

Resumo

Quando se propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas não muito lógicas, revelam-se eficazes, e outras, aparentemente mais adequadas, dão resultados desconcertantes. Como compreender o que o aluno faz ou quis fazer? Como perceber suas verdadeiras aprendizagens? Nesse contexto, este trabalho teve como foco principal a investigação sobre como promover e evidenciar, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TIC, processos metacognitivos nos sujeitos em ADA/AVA numa perspectiva sócio-histórica. Estruturou-se num estudo de caso (multicasos) de alunos de ensino fundamental. Os resultados mostram que as estratégias de ensino e aprendizagem, através de ações mediadas em ambientes ADA/AVA, evidenciam e promovem processos metacognitivos.

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Publicado

2011-07-28

Como Citar

KOCH, S. H. da S.; PASSERINO, L. EVIDENCIANDO PROCESSOS METACOGNITIVOS EM ADA/AVA. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21916. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21916. Acesso em: 3 jul. 2022.