Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um Curso de Graduação Modalidade EAD: uma Proposta Cooperativa Construída em Ambiente a Distância

Autores

  • Luciane Magalhães Corte Real FACED/UFRGS
  • Silvana Corbellini PEAD/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21909

Palavras-chave:

Educação a Distância, Trabalho de Conclusão de Curso, Piaget, Psicanálise

Resumo

O presente artigo problematiza a construção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) mediado por ambiente a distância (pbworks) em um curso de Graduação na modalidade a distância de uma Universidade Pública. Para tal fim foi utilizado o estudo de caso de um grupo de dez alunos pertencentes a um orientador. O objetivo da investigação foi aprofundar as relações interpessoais (presencial e/ou a distância) que podem estar presentes na orientação e suas implicações. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética Piagetiana e contribuições da Psicanálise Lacaniana, a primeira concebe a construção do conhecimento na interação do sujeito com o meio e a segunda, o inconsciente e as suas implicações na construção deste sujeito. Ambas as teorias partem do pressuposto de um sujeito ativo, autor de sua história. Constatou-se de que a orientação a distância, aliada a uma prática em cooperação, no sentido piagetiano, acrescenta valores ao trabalho científico como um todo, além de engendrarem novas formações de relações de trabalho, ampliando conhecimentos e integrando pessoas, enriquecendo, desta maneira a formação do docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

REAL, L. M. C.; CORBELLINI, S. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um Curso de Graduação Modalidade EAD: uma Proposta Cooperativa Construída em Ambiente a Distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21909. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21909. Acesso em: 29 mar. 2024.