Coordenação nas Atividades Colaborativas em Ambientes de Aprendizagem - Uma Avaliação na Implementação de Arquiteturas Pedagógicas

Autores

  • Ramon Rosa Maia Vieira Júnior PPGI/UFES
  • Otávio Lube dos Santos PPGI/UFES
  • Jadson do Prado Rafalski PPGI/UFES
  • Everton Moschen Bada PPGI/UFES
  • Halysson Freitas Alves da Silva PPGI/UFES
  • Crediné Silva de Menezes PPGI/UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21908

Palavras-chave:

arquiteturas pedagógicas, ambientes virtuais de aprendizagem, coordenação, cscw.

Resumo

Motivados pela crescente oferta de Ambientes Virtuais de Aprendizagem realizamos um estudo na implementação de arquiteturas pedagógicas, sob a ótica da articulação e coordenação em atividades colaborativas, utilizando como referência o modelo 3C de Colaboração. Através destas Arquiteturas Pedagógicas, identificamos um conjunto de requisitos para redução do esforço cognitivo, causados pelos conflitos, na cooperação e apresentamos como resultados lacunas tecnológicas, no suporte das mesmas, em ambientes virtuais selecionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

VIEIRA JÚNIOR, R. R. M.; DOS SANTOS, O. L.; RAFALSKI, J. do P.; BADA, E. M.; DA SILVA, H. F. A.; DE MENEZES, C. S. Coordenação nas Atividades Colaborativas em Ambientes de Aprendizagem - Uma Avaliação na Implementação de Arquiteturas Pedagógicas. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21908. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21908. Acesso em: 6 jul. 2022.