Interação e Interatividade através das interfaces de materiais educacionais digitais

Autores

  • Paula Caroline Schifino Jardim Passos UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21886

Palavras-chave:

interface, interação, interatividade, material educacional digital

Resumo

Este artigo trata da relação entre a interface de um material educacional digital e as formas de interação entre aluno e conteúdo que esse dispositivo pode possibilitar. Para tanto, são apresentadas as definições de interface, de interação e de interatividade e argumenta-se a respeito da influência delas para a aprendizagem do aluno. Piaget (1974; 1996) postula que o conhecimento não procede nem do sujeito nem do objeto, mas é construído no caminho entre os dois, dependendo tanto de um, como de outro. Considerando o aluno como sujeito e a interface como objeto, a interface é colocada, neste caso, em igualdade de importância com o aluno. Pretende-se refletir a respeito da influência da interface na maneira como o aluno se apropria do conteúdo e como isso se reflete em seu aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

PASSOS, P. C. S. J.; BEHAR, P. A. Interação e Interatividade através das interfaces de materiais educacionais digitais. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21886. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21886. Acesso em: 7 jul. 2022.