A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DO MODELO METODOLÓGICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Amanda Bifano Balbinot Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana Marli Bulegon Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Elaine Harada Teixeira de Oliveira Departamento de Ciência da Computação – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Patricia Alejandra Behar Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vera Catarina Castiglia Portella Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18108

Palavras-chave:

prática virtual docente, ensino e aprendizagem a distância, Três Momentos Pedagógicos

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia utilizada num trabalho desenvolvido em uma disciplina de um curso de pós-graduação. O trabalho consiste na implementação de um Objeto de Aprendizagem (OA), cujo tema decorre da discussão entre o papel do professor virtual e do professor presencial. O OA, tinha como objetivo apresentar uma reflexão sobre o papel do professor nessa mudança de paradigma e estava estruturado segundo o modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP). Esse modelo metodológico permitiu verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, desenvolver as discussões da oficina através dessa verificação e aplicá-lo através de reflexão. Verificou-se que houve amadurecimento das concepções que se tinha antes e ao final da oficina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

BALBINOT, A. B.; BULEGON, A. M.; OLIVEIRA, E. H. T. de; BEHAR, P. A.; PORTELLA, V. C. C. A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DO MODELO METODOLÓGICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18108. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18108. Acesso em: 29 mar. 2024.