Fatores Relevantes para a Criação e Uso de Comunidades Virtuais de Aprendizagem: estudo em um projeto de pesquisa transnacional

Autores

  • Janice Kirner Providelo PPGEU / UFSCAR, São Carlos SP
  • Tereza Gonçalves Kirner ICE / UNIFEI, Itajubá, MG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18104

Palavras-chave:

comunidades virtuais de aprendizagem, requisitos de comunidades virtuais de aprendizagem, projetos transnacionais

Resumo

Atualmente, a educação vem sendo modificada, com vistas a adaptar-se às mudanças decorrentes da globalização. Universidades e centros de pesquisa, em busca de profissionais com habilidades específicas, vêm realizando projetos de âmbito internacional, que podem ser desenvolvidos com o suporte de comunidades virtuais de aprendizagem (CVAs). Apesar desses projetos estarem se disseminando, é necessário haver uma preocupação com requisitos específicos desses projetos, nos quais os participantes estão geograficamente distribuídos. Este artigo busca elucidar os fatores que podem interferir no sucesso de CVEs relacionadas com projetos transacionais. Um estudo empírico é apresentado, os resultados são discutidos e diretrizes para auxiliar a criação e uso de VLCs são propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

PROVIDELO, J. K.; KIRNER, T. G. Fatores Relevantes para a Criação e Uso de Comunidades Virtuais de Aprendizagem: estudo em um projeto de pesquisa transnacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18104. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18104. Acesso em: 7 ago. 2022.