Fatores Relevantes para a Criação e Uso de Comunidades Virtuais de Aprendizagem: estudo em um projeto de pesquisa transnacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.18104Palavras-chave:
comunidades virtuais de aprendizagem, requisitos de comunidades virtuais de aprendizagem, projetos transnacionaisResumo
Atualmente, a educação vem sendo modificada, com vistas a adaptar-se às mudanças decorrentes da globalização. Universidades e centros de pesquisa, em busca de profissionais com habilidades específicas, vêm realizando projetos de âmbito internacional, que podem ser desenvolvidos com o suporte de comunidades virtuais de aprendizagem (CVAs). Apesar desses projetos estarem se disseminando, é necessário haver uma preocupação com requisitos específicos desses projetos, nos quais os participantes estão geograficamente distribuídos. Este artigo busca elucidar os fatores que podem interferir no sucesso de CVEs relacionadas com projetos transacionais. Um estudo empírico é apresentado, os resultados são discutidos e diretrizes para auxiliar a criação e uso de VLCs são propostas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-28
Como Citar
PROVIDELO, J. K.; KIRNER, T. G. Fatores Relevantes para a Criação e Uso de Comunidades Virtuais de Aprendizagem: estudo em um projeto de pesquisa transnacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18104. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).