O SOFRIMENTO PSÍQUICO DOS PROFESSORES DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A METÁFORA DA HOSPITALIDADE: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Paulo Gaspar Graziola Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Maria de Fátima Reszka UNISINOS/ULBRA Gravataí/FACCAT
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18098

Palavras-chave:

hospitalidade, sofrimento psíquico, formação docente, tecnologias digitais

Resumo

A pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação Digital – Gpe-dU UNISINOS/CNPq, tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas no contexto da educação, diante do uso das Tecnologias Digitais (TDs) e o sofrimento psíquico advindo desse processo, para (re)pensarmos a formação docente. Como percurso metodológico, estamos realizando um levantamento bibliográfico dos últimos 20 anos em relação ao uso das TDs na escola. Para isso, procuramos articular a Teoria da Metáfora da Hospitalidade, buscando luz junto à Psicanálise, para entender por meio da escuta o sofrimento psíquico dos professores. A Hospitalidade é então o comportamento que revela o esforço humano para lidar com a incerteza que está sempre envolvida ao hospedarmos uma nova tecnologia: pode-se descobrir a nova tecnologia como um hóspede muito agradável, ou ela pode, ao contrário, se revelar um inimigo, roubando o território do hospedeiro e fazendo dele um refém, desencadeando angústias e gerando sofrimentos. O sofrimento é um entrelaçamento entre as condições subjetivas e as condições objetivas histórico-culturais, desencadeando um mal-estar docente como um sintoma psíquico, que nasce do enodamento do corpo com o discurso social e a fantasia do sujeito. Como a pesquisa encontra-se em desenvolvimento, procuramos provocar uma discussão maior sobre esses aspectos e possíveis sintomas que desse advém.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

GRAZIOLA, P. G.; RESZKA, M. de F.; SCHLEMMER, E. O SOFRIMENTO PSÍQUICO DOS PROFESSORES DIANTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A METÁFORA DA HOSPITALIDADE: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18098. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18098. Acesso em: 9 ago. 2022.