RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: UMA ANÁLISE COM FOCO NA MATEMÁTICA

Autores

  • Silvia Cristina Freitas Batista PGIE/UFRGS, IF Fluminense Campus Campos-Centro
  • Patricia Alejandra Behar NUTED-PGIE/UFRGS
  • Liliana Maria Passerino PGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18092

Palavras-chave:

matemática, m-learning, recursos pedagógicos, classificação de recursos

Resumo

Recursos pedagógicos para dispositivos móveis são fundamentais para o efetivo uso de m-learning (mobile learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis). Porém, é importante analisar se estes recursos levam em consideração, ou não, características que são diferenciais dessa área. Entende-se que reflexões nesse campo podem colaborar para o desenvolvimento de recursos mais adaptados à proposta de m-learning. De forma particular, este artigo tem por objetivo promover a análise e classificação de aplicativos e objetos de aprendizagem para dispositivos móveis, direcionados à matemática. Para promover as classificações, foram utilizadas três diferentes taxonomias para atividades em m-learning, identificadas na literatura. Em geral, observou-se que os recursos analisados ainda exploram pouco as especificidades dos dispositivos móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

BATISTA, S. C. F.; BEHAR, P. A.; PASSERINO, L. M. RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: UMA ANÁLISE COM FOCO NA MATEMÁTICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18092. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18092. Acesso em: 7 ago. 2022.