A aprendizagem significativa no ensino de engenharia de controle e automação

Autores

  • Adelson Siqueira Carvalho UFRGS
  • Dante Augusto Couto Barone UFRGS
  • Milton Antônio Zaro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18091

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, mapas conceituais, experimento didáticopedagógico

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta para prática docente dentro da disciplina de controle avançado em um curso de engenharia de controle e automação. A fundamentação teórica da proposta é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel associada aos mapas conceituais de Joseph Novak. Para nortear o projeto do experimento didático pedagógico e a metodologia da prática docente proposta é utilizada a teoria da avaliação mediadora da Jussara Hoffmann. Instrumentos para coleta de dados são propostos para suportar as teorias utilizadas na concepção do experimento. Os resultados da aplicação do experimento didático pedagógico concebido são apresentados na forma de mapas conceituais dos alunos, não de maneira estática, mas sim dinâmica, evidenciando a evolução na rede de conceitos do aluno. A análise dos mapas é feita sob a luz da teoria da aprendizagem significativa. As considerações acerca deste novo método são apresentadas ao final do trabalho.

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Publicado

2010-12-28

Como Citar

CARVALHO, A. S.; BARONE, D. A. C.; ZARO, M. A. A aprendizagem significativa no ensino de engenharia de controle e automação. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18091. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18091. Acesso em: 29 set. 2022.