A aprendizagem significativa no ensino de engenharia de controle e automação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.18091Palavras-chave:
aprendizagem significativa, mapas conceituais, experimento didáticopedagógicoResumo
Este trabalho apresenta uma proposta para prática docente dentro da disciplina de controle avançado em um curso de engenharia de controle e automação. A fundamentação teórica da proposta é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel associada aos mapas conceituais de Joseph Novak. Para nortear o projeto do experimento didático pedagógico e a metodologia da prática docente proposta é utilizada a teoria da avaliação mediadora da Jussara Hoffmann. Instrumentos para coleta de dados são propostos para suportar as teorias utilizadas na concepção do experimento. Os resultados da aplicação do experimento didático pedagógico concebido são apresentados na forma de mapas conceituais dos alunos, não de maneira estática, mas sim dinâmica, evidenciando a evolução na rede de conceitos do aluno. A análise dos mapas é feita sob a luz da teoria da aprendizagem significativa. As considerações acerca deste novo método são apresentadas ao final do trabalho.Downloads
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Publicado
2010-12-28
Como Citar
CARVALHO, A. S.; BARONE, D. A. C.; ZARO, M. A. A aprendizagem significativa no ensino de engenharia de controle e automação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18091. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18091. Acesso em: 17 abr. 2024.
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Artigos
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