Capacitação dos coordenadores de polo através de ambiente virtual de aprendizagem: um desafio para a gestão de polo no sistema Universidade Aberta do Brasil

Autores

  • Júlio César da Costa Ribas UFSC (PGEGC) / IF-SC
  • Bruno César de Melo Moreira UFSC (CPGA)
  • Edson Rosa Gomes da Silva UFSC/(PGEGC)
  • Patrícia Battisti UFSC/(PGEGC)
  • Alice Theresinha Cybis Pereira UFSC/(PGEGC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18084

Palavras-chave:

educação a distância, Universidade Aberta do Brasil, gestão de polo, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

Cada vez mais, a educação a distância entra no cenário educacional como alternativa viável, capaz de fazer rupturas em seu paradigma mais tradicional: o cultural. Para que esta quebra de paradigma se converta em realidade, possibilitando a concretização de um modelo de EaD viável e de qualidade no Brasil, faz-se necessário proporcionar capacitação adequada aos coordenadores dos polos de apoio presencial. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar os fatores essenciais à figura do coordenador do polo e apresentar, também, o modo como o ambiente virtual de aprendizagem poderia contribuir para a capacitação constante destes coordenadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

RIBAS, J. C. da C.; MOREIRA, B. C. de M.; SILVA, E. R. G. da; BATTISTI, P.; PEREIRA, A. T. C. Capacitação dos coordenadores de polo através de ambiente virtual de aprendizagem: um desafio para a gestão de polo no sistema Universidade Aberta do Brasil. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18084. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18084. Acesso em: 7 ago. 2022.