JOGO EDUCATIVO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE LIBRAS: UMA ABORDAGEM DO DESIGN SOCIAL

Autores

  • Rita Inês Petrykowski Peixe Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
  • Juliana Silveira Anselmo Msc; Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
  • Ivan Luiz de Medeiros Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
  • Sônia Teresinha Serpa de Oliveira Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18080

Palavras-chave:

Design Social, Desenvolvimento de Produto, Linguagem de Libras

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa experimental que propõe estudos e inferências com vistas ao desenvolvimento de material lúdico-educativo, cujo intuito será contribuir para a promoção do ensino e aprendizagem da linguagem de Libras. Tais materiais têm como foco de interesse propiciar a interação mais efetiva de crianças surdas e ouvintes em ambientes de aprendizagem, sendo de extrema importância para o desenvolvimento da identidade cultural e processos inclusivos, em especial daquelas em fase escolar que apresentam deficiência auditiva. Aliada à proposição de unir técnicas de design a processos de ensino e aprendizagem através de conteúdos lúdicos, o projeto de pesquisa tem como meta a construção de um Jogo de Tabuleiro que incentiva o diálogo e a interação entre crianças surdas e ouvintes em situações diversas, ao mesmo tempo em que aborda alguns assuntos que podem ser explorados em disciplinas escolares antes e após a brincadeira. Verificou-se, a partir das informações apreendidas durante a pesquisa, que existem outras inúmeras possibilidades de criação de jogos ou materiais lúdico-educativos, principalmente no que tange à investigação e sua aplicação no estímulo ao desenvolvimento da cultura visual do surdo.

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Publicado

2010-12-28

Como Citar

PEIXE, R. I. P.; ANSELMO, J. S.; MEDEIROS, I. L. de; OLIVEIRA, S. T. S. de. JOGO EDUCATIVO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE LIBRAS: UMA ABORDAGEM DO DESIGN SOCIAL. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18080. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18080. Acesso em: 9 ago. 2022.