Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino

Autores

  • Paulo Santana Rocha Universidade Federal do Pará (UFPA) – ICEN
  • Benedito Ferreira Universidade Federal do Pará (UFPA) – ICEN
  • Dionne Monteiro Universidade Federal do Pará (UFPA) – ICEN
  • Danielle da Silva Costa Nunes Universidade Federal do Pará (UFPA) – ICEN
  • Hugo Cezar do Nascimento Góes Universidade Federal do Pará (UFPA) – ICEN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18061

Palavras-chave:

Informática Educativa, Metodologia de Ensino, Algoritmo, Sistema Personalizado de Ensino

Resumo

Ensino e aprendizagem de programação tem sido foco de muitas pesquisas, nas quais se pode destacar uma ênfase significativa na questão das dificuldades discentes no entendimento de conceitos relacionados a esse aprendizado. Neste artigo será apresentada a concepção e implementação de um método de ensino baseado no Sistema Personalizado de Ensino, e de uma ferramenta integrada ao AVA Moodle, bem como uma análise de resultados de sua implantação em uma instituição de ensino. Os resultados obtidos, em confronto com o histórico de desempenho na disciplina, são bastante animadores para a continuidade da aplicação dessa metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

ROCHA, P. S.; FERREIRA, B.; MONTEIRO, D.; NUNES, D. da S. C.; GÓES, H. C. do N. Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18061. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18061. Acesso em: 7 ago. 2022.