A Criação de Novidades na Ação de Projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso com o NUTED/UFRGS

Autores

  • Sílvia Meirelles Leite UFPEL
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Maria Luiza Becker UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15260

Palavras-chave:

criação de novidades, ambiente virtual de aprendizagem, interdisciplinaridade

Resumo

O presente estudo analisa a relação entre a construção de formalizações e a criação de novidades na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para tanto, busca-se subsídios na teoria piagetiana, enfocando o jogo entre forma e conteúdo a parir das relações entre as propriedades do objeto. Tal abordagem converge para a construção de estruturas formais nos projetistas e de formalizações nos projetos, tendo como premissa uma perspectiva interdisciplinar. A fim de compreender esse processo, propõe-se um estudo de caso com o grupo de pesquisa NUTED/UFRGS. Com isso, reflete-se sobre a produção de materiais destinados à Educação a Distancia (EAD), tendo em vista que essa é uma prática cada vez mais presente nas instituições de ensino.

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Publicado

2010-07-30

Como Citar

LEITE, S. M.; BEHAR, P. A.; BECKER, M. L. A Criação de Novidades na Ação de Projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso com o NUTED/UFRGS. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15260. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15260. Acesso em: 4 out. 2022.