ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM O USO DA TV MULTIMÍDIA

Autores

  • Bárbara Tobaldini UNIOESTE
  • Juliana Moreira Prudente de Oliveira UNIOESTE
  • Daniela Frigo Ferraz UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15253

Palavras-chave:

ensino de ciências, articulação universidade e escolas, TV multimídia

Resumo

Com o intuito de contribuir para a formação inicial de alguns acadêmicos, quanto à utilização de um recurso tecnológico, a TV Multimídia, foi proposto um projeto de extensão que proporcionou aos envolvidos um primeiro contato com a realidade escolar e ao mesmo tempo testar o uso desse recurso. O objetivo foi investigar a postura de acadêmicos durante o desenvolvimento de um Módulo Didático (MD) sobre a temática de Educação Ambiental (EA) utilizando o recurso tecnológico: TV Multimídia. Para coleta de dados, utilizaram-se três instrumentos: um questionário, o MD produzido de EA e a vídeo-gravação da aplicação do MD por duas bolsistas. O resultado desta análise evidenciou que o uso do recurso tecnológico, na concepção dos acadêmicos, foi importante para motivar os alunos, criar uma interatividade com a turma, além de facilitar a contextualização dos conteúdos. Entretanto, o professor deve estar atento e preparado para ser o mediador de tais informações, pois o recurso em si, não é sinônimo de um processo de ensino eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

TOBALDINI, B.; OLIVEIRA, J. M. P. de; FERRAZ, D. F. ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM O USO DA TV MULTIMÍDIA. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15253. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15253. Acesso em: 6 fev. 2023.