USANDO ESTRATÉGIAS COGNITIVAS DE ESTUDANTES TALENTOSOS COMO APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA.

Autores

  • Eliane Vigneron Barreto Aguiar IFF, UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS
  • Eliseo Berni Reategui UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15248

Palavras-chave:

processos cognitivos, estudantes talentosos, problemas, tecnologia

Resumo

Este artigo apresenta o estágio atual de uma investigação que busca capturar estratégias e processos cognitivos utilizados por alunos talentosos durante a resolução de problemas de Matemática com vistas a disponibilizá-las para os demais estudantes mediante o uso de um sistema de raciocínio baseado em casos. Este sistema opera como um assessor mostrando estratégias cabíveis (já usadas por estudantes talentosos) e que podem ser experimentadas pelos demais estudantes no processo de resolução de novos problemas contribuindo para desenvolver as habilidades cognitivas num processo de aprendizagem auto-regulatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

AGUIAR, E. V. B.; TAROUCO, L. M. R.; REATEGUI, E. B. USANDO ESTRATÉGIAS COGNITIVAS DE ESTUDANTES TALENTOSOS COMO APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15248. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15248. Acesso em: 3 jul. 2022.