Portfólio de Matemática: uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica

Autores

  • Aline Silva De Bona UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15246

Palavras-chave:

Portfólio de Matemática, Processo de Aprendizagem, Responsabilidade e Tecnologias

Resumo

O trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2009 no PPGENSIMAT/UFRGS numa escola pública estadual em Porto Alegre, que tem por objetivo compreender o processo de aprendizagem do estudante em matemática. Com o decorrer do trabalho em sala de aula evidencia-se uma apropriação tecnológica natural pelos estudantes, tanto como estratégia e/ou forma de apresentação dos seus portfólios a professora, colegas, e a comunidade. Apresenta-se neste trabalho o trabalho construído e apresentado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para a comunidade de acordo com a responsabilidade e autonomia de construção dos próprios estudantes e segundo o que julgavam necessário para que todos compreendessem o significado de portfólio de matemática, como forma de demonstrar o que aprenderam de matemática.

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Publicado

2010-07-30

Como Citar

BONA, A. S. D.; BASSO, M. V. de A. Portfólio de Matemática: uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15246. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15246. Acesso em: 3 jul. 2022.