UM SIMULADOR EDUCACIONAL PARA DISCIPLINA DE FÍSICA EM MUNDOS VIRTUAIS

Autores

  • Luciano Kercher Greis UFRGS
  • Eliseo Reategui UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15220

Palavras-chave:

, mundos virtuais, second life, simulador educacional, simulador social, colaboração, interação, interatividade

Resumo

Uma nova geração de alunos, imersos em tecnologias que envolvem a utilização de mensagens de texto, mídias sociais e games vem surgindo a cada dia, trazendo um foco diferente, uma mentalidade e um estilo de aprendizagem distinto em relação às gerações que os precederam. Estes alunos sentem-se igualmente confortáveis aprendendo em ambientes virtuais ou reais, pois não conseguem ver a diferença que separa um mundo do outro. Este artigo apresenta a possibilidade de utilização de um simulador social como recurso pedagógico, apresentando o recurso de simulação educativa de um conteúdo da disciplina de física no contexto de um mundo virtual. Podemos trazer para esta situação de ensino/aprendizagem a possibilidade de reproduzir experiências pessoais, que são certamente mais intensas e significativas do que situações em que apenas apresentamos um modelo descritivo demonstrando o fenômeno. Novas possibilidades de interação e colaboração surgem neste modelo de simulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

GREIS, L. K.; REATEGUI, E. UM SIMULADOR EDUCACIONAL PARA DISCIPLINA DE FÍSICA EM MUNDOS VIRTUAIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15220. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15220. Acesso em: 4 jul. 2022.