Matemática do dia a dia: construindo conhecimentos a partir do cotidiano dos alunos EJA

Autores

  • Mirela Stefânia Pacheco
  • Lucia Maria Martins Giraffa PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15218

Palavras-chave:

Geometria Plana, Inclusão Digital, Software Educacional, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado da investigação realizada com duas turmas de VI fase da EJA (Educação de Jovens e Adultos), do período noturno, de uma escola municipal do município de Novo Hamburgo-RS. O objetivo deste trabalho foi diversificar o ensino de conteúdos de Geometria Plana, utilizando um software de simulação para construção de plantas arquitetônicas e um programa de editoração de imagens. Esta proposta metodológica buscou incluir elementos que auxiliassem na Inclusão Digital destes alunos e diminuir a reprovação e evasão escolar causada pelas dificuldades no estudo da Matemática. Os resultados demonstraram que ao associarmos os exercícios e atividades ao cotidiano destes alunos, obtiveram-se indicadores de melhoria da sua aprendizagem no que tange aos conteúdos de geometria e incremento positivo na sua auto-estima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

PACHECO, M. S.; GIRAFFA, L. M. M. Matemática do dia a dia: construindo conhecimentos a partir do cotidiano dos alunos EJA. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15218. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15218. Acesso em: 27 jan. 2023.