Formação de educador@s nas tecnologias digitais: tecendo possibilidades

Autores

  • Julia Scalco Pereira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15216

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias digitais, Informática e educação

Resumo

O presente artigo trata sobre a formação de professores na área da Pedagogia no campo das tecnologias digitais, explorando quais os suportes acadêmicos oferecidos aos educadores para que desenvolvam atividades em ambientes digitais escolares. A pesquisa foi direcionada às alunas de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS, nas modalidades presencial e a distância, buscando visualizar as concepções das alunas em relação à qualificação obtida durante a graduação, assim como observar de que forma vem sendo tratada a área de tecnologias digitais na formação dos graduandos, a partir de estudo do currículo da referida faculdade. A partir das análises realizadas, pode-se destacar a relevância do contato com as tecnologias digitais durante o processo de formação, para apropriação e avaliação adequada dos instrumentos de informática potencialmente educativos, assim visando postura mediadora por parte do educador e aprendizagens significativas, tanto no âmbito das tecnologias digitais, quanto nas demais práticas do cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

PEREIRA, J. S. Formação de educador@s nas tecnologias digitais: tecendo possibilidades. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15216. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15216. Acesso em: 4 jul. 2022.