CONSTRUINDO NOVAS INTERAÇÕES: AVA E LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Elisa Netto Zanette UNESC
  • Evânio Ramos Nicoleit UNESC
  • Graziela Fátima Giacomazzo UNESC
  • Patricia Jantsch Fiuza UNESC
  • Cleusa Ribeiro dos Santos UNESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15213

Palavras-chave:

, lousa digital, interatividade, ensino superior, educação a distância

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, o projeto piloto envolvendo o uso de lousas digitais interativas (LDI) por uma Instituição de Ensino Superior (IES) em disciplinas da graduação. As lousas digitais, no atual cenário pedagógico se consolidam, cada vez mais, como um recurso significativo no processo de ensino e aprendizagem, ficando evidenciado na dinâmica das aulas, no resultado motivacional do acadêmico e nas atividades de aprendizagem. São discutidos os desafios e as possibilidades, a interação das lousas com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), as competências técnicas e pedagógicas, a equipe envolvida, a formação dos docentes, os materiais digitais produzidos e os resultados do processo. Reflete-se ainda sobre o uso das tecnologias no ensino superior, sua incorporação nos espaços administrativos e pedagógicos, bem como as novas formas de ensinar e aprender mediadas pelas tecnologias. O projeto piloto resultou na implantação da metodologia e na ampliação do projeto em mais três unidades acadêmicas (UNA) na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleusa Ribeiro dos Santos, UNESC


Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

ZANETTE, E. N.; NICOLEIT, E. R.; GIACOMAZZO, G. F.; FIUZA, P. J.; SANTOS, C. R. dos. CONSTRUINDO NOVAS INTERAÇÕES: AVA E LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15213. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15213. Acesso em: 7 out. 2022.