TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM RECORTE SOBRE REPRESENTAÇÕES NA DISPUTA ENTRE BRAILLE E DOSVOX

Autores

  • Cristiane Correia Taveira PUCRJ
  • Luiz Alexandre da Silva Rosado PUCRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15205

Palavras-chave:

deficiência visual, tecnologia assistiva, educação inclusiva

Resumo

A partir de um recorte contendo diálogos via e-mails entre uma aluna com deficiência visual da rede municipal do Rio de Janeiro, professores da 2ª CRE e elementos de equipe de acompanhamento, analisam-se modos de representar e lidar com a inserção de TICs, especialmente aquelas que visam maior acessibilidade aos formatos digitais, cada vez mais presentes no âmbito das Tecnologias Assistivas. Realizou-se também o cotejo entre a tecnologia impressa do Braille, utilizada como referencial de prática de leitura / escrita pelos envolvidos, e o suporte oferecido pelo programa Dosvox, objetos em disputa nos discursos. As representações em jogo incluem como elementos concepções do que seria a ajuda mais adequada para esta aluna - mesmo que sua fala seja negada em certo momento - passando pela dicotomia sou contra / sou a favor, embora não diretamente admitida pelos envolvidos, assim como novas possibilidades de acesso a elementos culturais e facilidades nos quesitos conforto e ergonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

TAVEIRA, C. C.; ROSADO, L. A. da S. TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM RECORTE SOBRE REPRESENTAÇÕES NA DISPUTA ENTRE BRAILLE E DOSVOX. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15205. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15205. Acesso em: 29 mar. 2024.