Blogs como Portfólios de Aprendizagem: a Construção de Conhecimentos a partir da Interação entre Tutores e Alunos

Autores

  • Simone Bicca Charczuk UFRGS
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15194

Palavras-chave:

Blogs, portfólio de aprendizagens, interação

Resumo

Os Blogs, devido a sua facilidade de utilização e possibilidade de construção coletiva, podem ser caracterizados como ferramentas pedagógicas importantes na educação a distância. Com esse trabalho visamos apresentar as potencialidades dos Blogs bem como a sua utilização no curso de pedagogia a distância da UFRGS, enfocando principalmente a elaboração de portfólios de aprendizagem e a interação dos tutores e professoras-alunas por meio desta ferramenta. As interações são analisadas tendo em vista duas estratégias de intervenção preconizadas pelo curso, quais sejam:estratégias de problematização e provocação e estratégias de apoio à reconstrução. Podemos inferir, a partir dos excertos utilizados como exemplificações destas estratégias, que as interações entre tutoras e professoras-alunas possibilitam a criação de redes de troca de conhecimentos e a construção coletiva de aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Como Citar

CHARCZUK, S. B.; ZIEDE, M. K. L. Blogs como Portfólios de Aprendizagem: a Construção de Conhecimentos a partir da Interação entre Tutores e Alunos. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15194. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15194. Acesso em: 4 jul. 2022.