FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUINDO CENÁRIOS INCLUSIVOS

Autores

  • Lucila Maria Costi Santarosa UAB/UFRGS/NIEE
  • Débora Conforto UAB/UFRGS/NIEE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15191

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ergonomia Cognitiva, Acessibilidade, Inclusão Sociodigital

Resumo

O presente artigo apresenta um curso de formação de professores de instituições públicas, na modalidade a distância, em diferentes cenários socioculturais brasileiros e ibero-americanos, no âmbito da Informática na Educação Especial. Promovidos pelo SEESP/MEC (Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação e Cultura) e desenvolvido sob a responsabilidade da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), esse tempo e esse espaço de formação continuada docente têm assumido como escopo o respeito e a valorização da diversidade humana. Nessa perspectiva, ao mesmo tempo em que indicamos pontos de fragilidade no design de cursos em EAD, descrevemos possibilidades de projetar e concretizar o conceito de Ergonomia Cognitiva e social.

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Publicado

2010-07-24

Como Citar

SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUINDO CENÁRIOS INCLUSIVOS. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15191. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15191. Acesso em: 3 fev. 2023.