CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Mário Roberto Miranda Lacerda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Rissi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15189

Palavras-chave:

criação e compartilhamento de conhecimento, ambientes virtuais, espaços de interação

Resumo

Cada vez mais a sociedade necessita de fazer uso de tecnologias que, virtualmente, aproximam os saberes e as pessoas e também aproximam as pessoas entre si. Com isso, a necessidade de se elucidar o processo do conhecimento nessas “tecnologias virtuais” culmina com o objetivo deste estudo, que é o de verificar a criação e o compartilhamento de conhecimento em ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA). Este estudo caracteriza-se por ser bibliográfico, descritivo e qualitativo. Considera-se, por fim, que os conhecimentos autotranscendentes, tácitos e explícitos, dos diversos interagentes em AVEAs, acabam se tocando no imaginário, interligando-se no ciberespaço e construindo um basho nas nuvens de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Como Citar

LACERDA, M. R. M.; RISSI, M.; NAKAYAMA, M. K.; SPANHOL, F. J.; FIALHO, F. A. P.; PACHECO, A. S. V. CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15189. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15189. Acesso em: 1 jul. 2022.